Cesmac On-line Lembrete de senha
Centro Universitário Cesmac

Sobre a Instituição

 

 

A história da Fundação Educacional Jayme de Altavila – FEJAL tem início em 1971, a partir da preocupação do fundador, padre Teófanes Augusto de Araújo Barros, com aqueles que trabalhavam pelo dia e não podiam frequentar um curso superior em Alagoas, por não existir, sequer, uma escola de 3º grau funcionando à noite e, assim, ficavam impossibilitados de conquistar um diploma em um curso superior.

Em 5 de outubro de 1973 foi sancionado pelo então prefeito de Maceió, João Rodrigues Sampaio Filho, o decreto-lei nº 2.044 aprovado pela Câmara de Vereadores que autorizava o funcionamento do, então, Centro de Estudos Superiores de Maceió, atual, Centro Universitário CESMAC. No primeiro vestibular, em 1975, a instituição ofertou 9 cursos e 450 vagas. Atualmente, conta com cerca de 12.000 alunos nos cursos de graduação, 2.000 alunos de pós-graduação, são quase 60 cursos em andamento, aproximadamente 700 professores e, também, 700 colaboradores distribuídos nos departamentos administrativos da instituição.

Hoje, o Centro Universitário CESMAC oferece 27 cursos de graduação distribuídos em 04 Campi Universitários em Maceió com infraestrutura que conta com modernos laboratórios para seus alunos e clínicas que proporcionam atendimento gratuito à população carente de Alagoas, como é o caso das Clínicas de Odontologia, Fisioterapia, Enfermagem, Nutrição e Psicologia e o Escritório Modelo do curso de Direito.

Campus I (Professor Eduardo Almeida): Nutrição, Odontologia, Farmácia, Biomedicina, Enfermagem, Fisioterapia, Administração, Ciências Contábeis e Turismo.

Campus II (Dr. Alberto Antunes): Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Análise de Sistemas e Arquitetura e Urbanismo.

Campus III (Padre Teófanes Barros): Direito e Psicologia.

Campus IV (Professor Elias Passos Tenório): Pedagogia, Letras Por-Ing, Letras Por-Esp, História, Biologia, Publicidade e Propaganda, Jornalismo, Serviço Social, Teologia e Educação Física.

A Reitoria do Centro Universitário CESMAC vem investindo cada vez mais em pesquisa. Com a implantação do Programa Semente de Iniciação Científica, muitos alunos são selecionados e, com a orientação de professores, conseguem apresentar excelentes trabalhos científicos, atraindo grandes elogios por parte dos coordenadores e observadores do PSIC. Atualmente, são oferecidas bolsas para estudantes e orientadores, pagas pela própria Instituição, além do CNPq – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e da FAPEAL – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas.

O Núcleo de Projetos de Extensão (NPE), criado em 2006, é o órgão supletivo ligado ao Departamento de Extensão e Assuntos Comunitários responsável por propor programas e supervisionar projetos de extensão universitária na instituição, implementando políticas de extensão comunitária e artístico-cultural que revertam em retorno qualitativo para a comunidade acadêmica e para a sociedade alagoana, a exemplo do Coral CESMAC, exposições fotográficas e artísticas, grupos teatrais, entre outros.

Esse é o Centro Universitário CESMAC, uma instituição privada de ensino superior em Alagoas que se impõe nessa atividade pela sua dimensão, qualidade no ensino, número de cursos e vagas que oferta a cada semestre à comunidade acadêmica alagoana, pela pesquisa e extensão e, acima de tudo, pelo respeito e credibilidade adquiridos durante todos esses anos de história.

 

Rua Cônego Machado, 918, Farol
CEP: 57051-160 - Maceió/AL Fone(82) 3215-5000
©2002 - 2014 - Desenvolvimento WEB - CTI/FEJAL