Fale Conosco

Dúvidas Frequentes

1. ENADE

  • 1. Qual a legislação pertinente ao ENADE?
    • - Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004: Criação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes);
      - Portaria nº 2.051, de 9 de julho de 2004 (Regulamentação do Sinaes);
      - Portaria nº 107, de 22 de julho de 2004 (Regulamentação do Enade);
      - Portaria Normativa nº 40, de 12 de dezembro de 2007 (consolida disposições sobre indicadores de qualidade e o Enade);
  • 2. O Enade é obrigatório?
    • Para aqueles que têm dúvidas, o ENADE é obrigatório, já que é componente curricular indispensável dos cursos de graduação, sendo inscrita no histórico escolar do estudante somente a sua situação regular com relação a essa obrigação.
  • 3. Qual o objetivo do Enade?
    • Além de avaliar as diretrizes curriculares da Instituição com questões específicas da área, o ENADE também avalia o nível de atualização em relação à realidade brasileira e mundial, através de questões de conhecimentos gerais.
  • 4. Quais os instrumentos básicos do Enade?
    • - A prova;
      - O questionário de impressões dos estudantes sobre a prova;
      - O questionário do estudante;
      - O questionário do coordenador do (a) curso/habilitação.
  • 5. Como são definidas as áreas que serão avaliadas no Enade?
    • O Ministério da Educação define, anualmente, as áreas propostas pela Comissão de Avaliação da Educação Superior (Conaes), órgão colegiado de coordenação e supervisão do Sinaes. A periodicidade máxima de aplicação do Enade em cada área será trienal.
  • 6. Quais as áreas já avaliadas pelo Enade?
    • Em 2004: Agronomia, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Serviço Social, Terapia Ocupacional e Zootecnia.
      Em 2005: Arquitetura e Urbanismo, Biologia, Ciências Sociais, Computação, Engenharia (em oito grupos), Filosofia, Física, Geografia, História, Letras, Matemática, Pedagogia e Química.
      Em 2006: Administração, Arquivologia, Biblioteconomia, Biomedicina, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Comunicação Social, Design, Direito, Formação de Professores (Normal Superior), Música, Psicologia, Secretariado Executivo, Teatro e Turismo.
      Em 2007: Agronomia, Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Serviço Social, Tecnologia em Agroindústria, Tecnologia em Radiologia, Terapia Ocupacional e Zootecnia.
      Em 2008: Arquitetura e Urbanismo, Biologia, Ciências Sociais, Computação, Engenharia, Filosofia, Física, Geografia, História, Letras, Matemática, Pedagogia e Química, e os Cursos Superiores de Tecnologia em Construção de Edifícios, Alimentos, Automação Industrial, Gestão da Produção Industrial, Manutenção Industrial, Processos Químicos, Fabricação Mecânica, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Redes de Computadores e Saneamento Ambiental.
      Em 2009: Administração, Arquivologia, Biblioteconomia, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Comunicação Social, Design, Direito, Estatística, Música, Psicologia, Relações Internacionais, Secretariado Executivo, Teatro e Turismo; e os Cursos Superiores de Tecnologia em: Design de Moda, Gastronomia, Gestão de Recursos Humanos, Gestão de Turismo, Gestão Financeira, Marketing e Processos Gerenciais.
      Em 2010: Agronomia, Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Serviço Social, Terapia Ocupacional e Zootecnia; e os Cursos que conferem diploma de tecnólogo em Agroindústria, Agronegócios, Gestão Hospitalar, Gestão Ambiental e Radiologia.
  • 7. Quais os cursos do CESMAC que serão avaliados em 2011?
    • Análise de Sistemas, Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Biologia, História, Letras (Port/Ing), Letras (Port/Esp) e Pedagogia.
  • 8. De quem será a responsabilidade pela inscrição do estudante?
    • A inscrição do estudante habilitado ao Enade cabe exclusivamente à IES, conforme § 6º do art. 5º da Lei 10.861/2004 e respectivo regulamento.
  • 9. Quando e como será divulgada a lista dos estudantes selecionados para o Enade 2011?
    • Entre os dias 22 e 31 de agosto, o Inep divulgará a lista dos estudantes habilitados para participação no Enade 2011 por meio da página da Internet http://enade.inep.gov.br (restrita aos coordenadores de cursos). A IES é responsável pela ampla divulgação, junto ao próprio corpo discente, da lista de estudantes habilitados ao Enade 2011.
  • 10. O local de prova (município) do estudante poderá ser alterado?
    • Apenas o estudante que estiver realizando estágio curricular ou outra atividade curricular obrigatória fora do município de funcionamento do próprio curso, em instituição conveniada com a IES de origem, poderá realizar o Enade 2011 no mesmo município onde está realizando a respectiva atividade curricular, desde que esteja prevista aplicação de prova naquele município. Observação: É de responsabilidade do dirigente da IES alterar a localidade de prova durante o período de 22 a 31 de agosto de 2011.